top of page

Estudos apontam que malhar demanhã é melhor para hipertrofia

Atualizado: 31 de mai. de 2022



Afinal, qual o melhor horário para treinar? Ganhar massa muscular ou desacelerar sua perda é extremamente importante para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Mas haveria um melhor momento para realizar os exercícios para ganhar músculos? Até o momento, vários estudos apontavam o anoitecer como o período mais favorável para o desenvolvimento muscular, ou seja, a hipertrofia. Mas essa pode não ser uma realidade. Um estudo publicado recentemente, realizado com mulheres acima de 60 anos apontou justamente o contrário.


Esses estudos prévios, que apontavam o anoitecer como melhor horário para se exercitar, foram realizados com indivíduos jovens e, além de se questionar a magnitude do impacto de se eleger um determinado período para a realização dos treinos sobre a hipertrofia, não se sabe se esses benefícios seriam aplicados para todas as faixas etárias. No novo estudo, as voluntárias que treinaram pela manhã por doze semanas de treinamento de força com dez a doze repetições, apresentaram maiores benefícios do que aquelas que treinaram à noite em todas as variáveis estudadas: força, desempenho de testes funcionais, massa muscular, glicose sanguínea e triglicérides. As voluntárias do grupo controle, ou seja, as que não se exercitaram, obviamente não apresentaram nenhum benefício.


Independente de estudos, especialista afirma que exercícios devem se adaptar à rotina —No entanto, cabe aqui uma importante discussão: exercício precisa ser prazeroso para que possa ser incorporado numa rotina praticamente diária. Portanto, precisamos lembrar que muitas vezes “o ótimo é inimigo do bom”. Se você detesta acordar cedo, não adianta optar por treinos de manhã. Faça exercícios no momento do dia em que você se sentir bem para realizá-los. Assim, seu treino será mais prazeroso, renderá muito mais e certamente resultará em maiores benefícios.


Pesquisa feita pelo Treinador Apollo.


Por Gerseli Angeli e Turibio Barros — Orlando, EUA


Referência: Bohumila Krčmárová, Matúš Krčmár, Marianna Schwarzová, Peter Chlebo, Zuzana Chlebová, Radoslav Židek, Adriana Kolesárová, Katarína Zbyňovská, Eva Kováčiková & Simon Walker (2018) The effects of 12-week progressive strength training on strength, functional capacity, metabolic biomarkers, and serum hormone concentrations in healthy older women: morning versus evening training, Chronobiology International, DOI: 10.1080/07420528.2018.149349. Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Membro do conselho científico da Midway Labs, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros. Membro do American College of Sports Medicine. www.drturibio.com. Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Membro do conselho científico da Midway Labs, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros. Membro do American College of Sports Medicine. www.drturibio.com.

13 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page